BMW M 1000 RR: aerodinâmica aprimorada para ‘colar no chão’ e chegar a 314 km/h

Além de apresentar a nova e inédita motocicleta naked M 1000 R, a BMW também introduziu importantes melhorias na outra moto que faz parte da linha “grife M”: a M 1000 RR. Como o modelo esportivo de duas rodas mais avançado da fabricante alemã, esta motocicleta é capaz de atingir uma velocidade máxima de 314 km/h, graças às melhorias aerodinâmicas.

Com homologação para competir no Campeonato Mundial de Superbike, a M RR oferece uma potência de 212 cavalos a 14.500 rpm, mantendo o desempenho da versão anterior. Assim como a M 1000 R, a M 1000 RR passou por aprimoramentos significativos em sua carenagem, com destaque para sua nova carroceria em fibra de carbono e bolha mais alta.

Essas modificações resultaram em um aumento de 8 km/h na velocidade máxima, passando de 306 km/h para 314 km/h, de acordo com informações do fabricante. Parte desse ganho é atribuída às novas “asas” ou winglets, que geram mais downforce para melhor aderência da motocicleta ao solo.

No aspecto aerodinâmico, a M RR também incorporou dutos de ar em fibra de carbono na roda dianteira para resfriar o sistema de freios. Além disso, o modelo possui um novo sistema de fiação com conector LWS, facilitando a remoção do suporte de placa. Assim como seu predecessor, a esportiva oferece um amplo conjunto de recursos eletrônicos, incluindo modos de condução, controle de tração dinâmica (DTC) e a função anti-wheelie DTC com uma caixa de sensores de seis eixos.

Outros recursos incluem assistência para trocas de marchas sem uso da embreagem, controle de largada, limitador para uso em pit lane, assistência para declives e freios de alta performance para uso em pista. A nova M 1000 RR estará disponível em duas versões: a M RR, com pintura branca, e a M RR Competition, com acabamento escuro.

A versão Competition inclui o sistema de GPS M Laptrigger, um pacote M de peças, pacote M Carbon, braço oscilante anodizado 220g mais leve que a variante básica, corrente M Endurance e uma tampa para o assento de garupa. Quanto ao preço, a M RR Competition será comercializada por 33.950 euros, o que equivale a mais de R$ 175 mil na conversão direta (de acordo com a cotação do dia), sem considerar taxas e outros custos adicionais.